Onde curtir quadrinhos na televisão?
Chegou aquela época do ano em que alguns estão de férias, cozinhando em seus sofás lembrando de todas as piadas ruins que foram ditas naquela ceia de natal. AH, a ceia de natal, aquele monte de comida interminável que dura mais de duas semanas e nutre a nossa criatividade com o desafio de descobrir mais de 100 maneiras diferentes de comer chester, restos de peru, farofa, aquele arroz com passas e tender. Aliás, porque diabos nenhum tiozão pergunta “e os quadrinhos?” nessas festas? Só porque já passamos dos 30 não quer dizer que não lemos quadrinhos, ou gibis, como eles gostam de falar da Turma da Mônica.
Ah, mas voltando ao assunto principal, os quadrinhos. Nesse final de ano temos o lançamento nos EUA do último número da Civil War II, um dos piores eventos da Marvel nos últimos 3 anos, e o começo do evento “Justice League vs. Suicide Squad”, que promete ser mais legal do que os filmes da DC em 2016. Contudo se você, assim como eu, está meio cheio de comida no estômago para levantar e caçar uma loja de quadrinhos ou fazer um download esperto e só quer ficar assando na frente da televisão curtinho seu ventilador, alguns canais de tv por assinatura te permitem essa moleza sem te fazer largar os quadrinhos.
O novato canal AMC (disponível apenas na SKY, no canal 67 para SD e 267 para HD) nos faz o favor de transmitir a ótima “Comic Book Men”, criada pelo velho conhecido Kevin Smith. Essa é uma série não roteirizada que conta o dia a dia na Jay e Silent Bob’s Secret Stash, a loja de quadrinhos e colecionáveis de Kevin em Nova Jersey. Além dos assuntos mais inusitados entre os funcionários e participantes do programa Walt, Bryan, Mike e Ming, com algumas participações de Jay, a série mostra também a negociação de compra e venda de itens mais do que valiosos da cultura pop, como edições autografadas por Jack Kirby, cartas de Steve Ditko, action figures e jogos raros. Um dos melhores episódios até hoje foi quando Walt Flanagan perdeu uma edição especial em escala da Millenium Falcon em um jogo de cartas para ninguém menos do que Billy Dee Williams, o grande Lando Calrissian em pessoa.
Para que curte uma análise mais histórica e informativa, a queridinha HBO tem a série “HQ – Especial”, um belíssimo documentário com 10 episódios que trata desde a chegada dos quadrinhos no Brasil através dos empresários Adolfo Aizen e Roberto Marinho, a consolidação do império de Maurício de Sousa, passando pelo genial Ziraldo até o cenário atual dos quadrinhos no Brasil e o trabalho dos quadrinistas brasileiros no exterior, com entrevistas de historiadores, antropólogos e dos próprio quadrinistas, claro.
Se a barriga está pesando muito e a preguiça bateu mais forte do que a dor de barriga do Hulk, deite, relaxe, pegue o controle remoto e não perca o contato com o mundo dos quadrinhos.
PS – Sobre a perda de Carrie Fisher, George Michael, Bowie, Kenny Baker e outros ícones da cultura pop em 2016, deixem a ferida fechar um pouco e falaremos sobre isso depois. Talvez em 2018.