Mondial de la Biére, diversão até o último gole!
Olá caros TaBEERneiros, tudo certinho!!!
Pense em um lugar amplo, repleto de estandes das melhores cervejarias artesanais nacionais e internacionais, cheio de cervejas premiadas, boa música, excelentes food trucks, um maravilhoso clima e os mais variados preços para que você possa degustar de várias cervejas a um valor em média não tão distante de um chope pilsen desses que estamos habituados a beber normalmente.
Estamos falando da quarta edição do Mondial de la Biére Rio!!! Um grande festival dos amantes do pão líquido!!!
Eu, particularmente, gosto muito do evento. É o terceiro ano que vou e cada vez curto mais, levando mais amigos para dividir este momento.
Quando falo dos valores, me refiro ao fato de serem ofertadas cervejas para todos os bolsos e gostos, indo desde chopes de R$ 4,00 a chopes de R$ 20,00. Incluindo opções onde se poderia levar o copo ou taça da cervejaria cheio com um chope da mesma, à sua escolha. Enfim, é um festival bem democrático no aspecto econômico.
Por falar em copo, esse ano houve uma inovação. No ingresso, se manteve incluso o copo de 200 ml. Só que agora o copo possui uma marcação de 100 ml, além da marcação de 200 ml que vinha impressa no mesmo. E desta forma, os expositores puderam praticar seus preços com certa flexibilidade para os visitantes. Tá certo que se compararmos os preços com os praticados no ano passado, houve um pequeno aumento, mas, essa questão da marcação diferenciada, acaba se tornando de certa forma interessante para os visitantes mais criteriosos que normalmente vão ao evento para provar o máximo possível de cervejas a um preço mais em conta, guardadas as devidas proporções, claro.
A organização do evento se manteve impecável, como sempre. Esse ano foram 03 armazéns do Porto do Rio, com lounges externos, dando aos visitantes maior espaço e uma maior quantidade de expositores para visitar. Tudo isso foi possível graças à finalização das obras do Porto Maravilha, que estavam rolando no ano passado. Em comparação com o ano passado, tivemos 01 armazém a mais e as áreas externas que acabaram virando lounges no evento deste ano, eram áreas que estavam em obra no ano passado.
Ainda falando sobre a organização, o palco para shows ficou na área externa, próximo à praça de alimentação, que este ano era mais extensa, logo, com maior oferta de food trucks, como sempre com bastante variedade, preços também variados e ótima qualidade. Houveram ainda, mais pontos de hidratação, banheiros e com a inovação do cartão do evento que era carregado pelos usuários de acordo com a demanda de consumo desejada, houveram mais pontos de recarga para estes cartões, levando em consideração inclusive os atendentes que ficavam rodando pelos armazéns, além dos pontos fixos.
Esse ano, os expositores formaram estandes cada vez maiores e melhores. Muitos expandiram as vendas de souvenires e de suas próprias cervejas. Muita gente comprando desde uma garrafa de cervejas em embalagem bacana para presentes, até copos, bonés, camisas, etc. Esse ano a oferta foi muito maior que nas edições anteriores.
Um evento muito maior, é claro, movimenta muito mais gente e houveram estandes que ficaram cheios como sempre ou em alguns casos, muito mais cheios, melhor dizendo, como foi o caso da Bode Brown, sucesso garantido sempre, como de costume. Mas, a quantidade de expositores foi tão grande que pelo menos na minha visão, deu pra suprir a vontade. Ano passado, por exemplo, tive pouco acesso à Bode Brown, devido ao horário que cheguei ao evento, esse ano, atuando pelo blog, pude chegar mais cedo ao evento e ir diretamente ao estande deles para pegar pouca fila.

Outro estande que chamou muito à atenção foi o da Jeffrey, não só pela sua cerveja, mas, por conta de ser um parque com direito à tobogã, piscina de bolinhas, entre outras atrações.
Com relação a quantidade de pessoas circulando no evento, para dar aquela forrada no estômago antes, durante ou depois da jornada cervejeira, com o avançar do horário, a praça de alimentação foi se tornando cada vez mais cheia, mas, nada diferente dos grandes eventos que tem ocorrido aqui no Rio. Aliás, quando saímos de casa para um grande evento, meio que já devemos preparar o espírito para eventualidades. Mas, tirando as filas em alguns casos, o evento foi um sucesso mais uma vez. Não vi nada de confusão, somente diversão mesmo, regada a muita música, cerveja boa e comidas de Ogro!
Em se tratando de comida de Ogro, inclusive deixo meu destaque para o food truck Ogrostronomia, com seus excelentes hambúrgueres e pelo ótimo e bem humorado papo que tivemos com o Ogro Guto e com o Ogro Neves. Vamos reservar um espaço bacana para uma publicação sobre esse projeto de sucesso!
Voltando as cervejas, tradicionalmente como ocorre todo ano, houve a premiação do MBeer Contest Brazil, com um juri de 10 especialistas nacionais e internacionais, que votaram nas melhores cervejas do evento, que foram:
Medalha de Platina
- Bäcker Bravo (Cervejaria Bäcker, de Belo Horizonte-MG)
Medalha de Ouro
- Noi Cioccolato (Noi Cervejaria Artesanal, Niterói-RJ)- Hopi (Mistura Clássica, Volta Redonda-RJ)
- Wäls Niobium (Wäls, Belo Horizonte-MG)
- Hazy (Cervejaria OverHop, Rio-RJ)
- Wäls Cuvée Carneiro (Wäls, Belo Horizonte-MG)
- Pazion (Cervejeria Zalaz, Paraisópolis-MG)
- Darkhop (Cervejaria OverHop, Rio-RJ)
- Cacau Wee (Bodebrown, Curitiba-PR)
- #TBT (3Cariocas, Rio-RJ)
- Wäls Dubbel (Wäls, Belo Horizonte-MG)
- India White Ale (Three Monkeys Beer, Rio-RJ)
- Canudos (O Motim, Rio-RJ)
- Mafia New York (Serra Verde Imperial, Nova Friburgo-RJ)
E aí, degustaram alguma(s) dessa(s)? Conte-nos o que acharam, nos comentários.
Enfim, foi um ótimo evento para curtir com os amigos, e esse ano, a TaBEERna foi com vários fiéis TaBEERneiros! A curtição foi boa, o clima estava ótimo e todos nós nos divertimos! Abaixo, um pequeno resumo de como foi este evento maravilhoso:
Até o próximo gole e que a força esteja com vocês!