Game Retrô – Super Mário, um clássico que sobrevive ao tempo
Olá, pequenos Gafanhotos!
E aí, vamos falar um pouco sobre Mário?
Se lhe veio a mente perguntar: Que Mário? Pode ter a certeza de que vou lhe responder! Não com uma piada pronta, como esperado por jovens membros da minha geração (risos), mas, com um breve histórico que fala do encanador mais famoso do mundo, aquele que surgiu como coadjuvante em um jogo do Donkey Kong no saudoso Famicon 8 bits em 1981 e se tornou um ícone tão grandioso da cultura pop, que até o primeiro ministro japonês o encarnou na vinda ao Rio de Janeiro, no encerramento das olimpíadas de 2016, durante a apresentação do Comitê Olímpico de Tókio para os jogos de 2020.

Isso mesmo amiguinhos, quem diria que aquele herói que ninguém dava a menor bola em 1981, cresceria de uma forma fantástica e sobreviveria até então para alegrar as várias gerações de gamers que seguiriam até então, como esse jovem barbudo que vos escreve nesta humilde taberna.
Originalmente, a Nintendo projetava um jogo do Popeye, mas, por problemas para uso dos direitos autorais, o jogo do Popeye virou aquele conhecido Donkey Kong clássico do NES 8-bits. Kong, o vilão, originalmente era o Brutus, Pauline, a princesa, seria a Olivia Palito e o Mário, na época Jumpman, seria o Popeye.

Simplesmente conhecido como Mário ou Super Mário, o nosso pequeno encanador bigodudo iniciou sua trajetória de sucesso a partir das mãos do talentoso Shigeru Miyamoto, desenvolvedor e designer da Nintendo. Seu primeiro jogo oficial só foi lançado em 1985 e a partir daí, não parou mais, vindo a ser renovado e viver novas histórias e formatos de games até o momento atual. Simplesmente não existe uma geração gamer no mundo que não saiba quem é o Mário, mesmo quem nunca jogou video game, já pôde vê-lo em ação no cinema, em animações, brinquedos, etc.
Voltando ao histórico, Super Mário Bros. foi um dos primeiros jogos no formato de fases 2D com rolagem lateral. Para simplificar o entendimento, é o formato onde ao invés de você visualizar toda a fase na tela de uma vez, o personagem vai correndo pela tela e a mesma vai mostrando novos cenários, ou novas partes do mesmo cenário ‘lateralmente’, conforme o personagem vai sendo controlado e seguindo em sua missão. Este recurso, é conhecido em inglês, como side-scrolling.

Como curiosidade histórica, podemos destacar que enquanto coadjuvante no jogo do Donkey Kong, o nome original do nosso querido encanador era Jumpman. A origem do nome Mário, vem de Mário Segale, funcionário da Nintendo que na época era muito parecido com o personagem. Outra curiosidade é referente a profissão do personagem. Originalmente carpinteiro, Mário foi transformado em encanador por conta das tubulações que ele entrava e saía dentro dos cenários do jogo.
Na época a limitação nos gráficos utilizados pelos consoles era tão pequena que era impossível se fazer todos os detalhes que são percebidos nos vários personagens de games como conhecemos hoje. Por conta dessas limitações, era complicado de se desenhar cabelos, movimentos faciais, detalhamento de membros em pequenos gráficos, etc. Por conta disso, o Mário ganhou respectivamente um chapéu, um grande bigode e cores diferenciadas nos braços.

O sucesso em vendas do nosso carismático herói fez com que a Nintendo continuasse investindo em novos jogos e criando mais personagens para dividir as aventuras, como por exemplo, o seu irmão Luigi e o dinossauro Yoshi. São mais de 200 jogos, totalizando mais de meio bilhão de unidades, são números impressionantes e que não param de crescer. Sim amigos, o nosso herói italiano, bigodudo e rechonchudo sobrevive até hoje nas plataformas mais atuais da Nintendo.

As histórias normalmente se acontecem no Reino dos Cogumelos, tendo como missão principal salvar a Princesa Peach das inúmeras tentativas de conquista do reino, pelo vilão Bowser. Mas, surgiram vários outros jogos de sucesso em outros formatos, como por exemplo, o Mário Kart (corrida), Dr. Mário (puzzle), Olympic Games, Mário Tennis, Super Smash Bros, etc.
O encanador bigodudo tem 31 anos de história, muito bem vividos, passando por todos os consoles que a Nintendo lançou ao longo dos anos. Sobreviveu iniciando como um dos jogos principais do console que foi divisor de águas na grande crise dos video games nos anos 1980 e vem criando revolução até hoje. Se brilhava com os poucos recursos gráficos daquela época e veio evoluindo até hoje, o que será que a Nintendo reserva para o futuro do nosso herói?
Enfim, o passo inicial da coluna de games não poderia deixar de ser tão icônico, clássico e ainda atual!
Grande abraço e que a força esteja com vocês!
Fontes:
Techtudo
GameVicio
Brasil Escola