#1LivroPorSemana: Guerra do Velho

Saudações, nobres leitores desta boa e bem frequentada TaBEERna!

A verdade está lá fora! A ficção espacial nunca deixou de ter um grande espaço na indústria do entretenimento, seja cinema, tv, livros ou HQs. Mas nos últimos anos o tema parece ter ganho dimensões ainda maiores na mídia e no coração do público em geral. Para ficar só no cinema, tivemos o (inesperado) sucesso de Guardiões da Galáxia, uma recém-concluída e competente nova trilogia de Star Trek e, claro, o retorno estrondoso de Star Wars, angariando uma nova e mais jovem legião de fans. E é sobre o bom e velho sci-fi espacial a obra que vamos sugerir aos TaBEERneiros que curtem um cheirinho de livro novo.

Conheça John Perry, um senhor que resolve entrar para o exército em seu aniversário de 75 anos.

Escrito por John Scalzi e publicado pela editora Aleph, Guerra do Velho mostra a humanidade numa época em que as viagens espaciais já são realidade. Porém a disputa por territórios universo afora também faz parte dessa realidade. Com o objetivo de proteger nosso território e conquistar novas futuras colônias, as Forças Coloniais de Defesa são a esperança do planeta para um futuro longo e próspero (com a licença do trocadilho).

A sociedade na Terra tem acesso limitado às informações sobre os acontecimentos além da atmosfera. Apenas desfruta dos benefícios da tecnologia estrangeira. Mas sabe-se que a partir dos 75 anos é possível se alistar nas fileiras do misterioso exército.

Sim, a premissa é batida. Talvez por isso eu tenha começado a leitura com baixa expectativa. Mas a história vai ganhando o leitor a medida em que avança com a narrativa ágil e bem-humorada. As cenas de guerra são muito bem escritas. O autor torna fácil o exercício de criar mentalmente os alienígenas e seus arsenais. Aliás esse universo em construção é um dos pontos fortes do livro.

A história tem bastante violência, drama e ação. E é recheada de surpresas. Impossível terminar de ler e não pensar que daria um ótimo filme. E como Hollywood não é boba, a Paramont já comprou os direitos para levá-la à telona.

John Scalzi recebeu o prêmio John W. Campbell de Melhor Escritor Estreante por Guerra do Velho, seu primeiro romance, lançado originalmente nos EUA em 2005. Existem outros livros do autor ambientados no mesmo universo. Infelizmente, nenhum deles ainda publicados no Brasil.

Aproveitem o livro e aguardemos os próximos lançamentos desse rico universo. Ou suas adaptações.

Compre o livro

Deixe uma resposta

um × 2 =

Top