#1LivroPorSemana – Alta Fidelidade

Saudações, nobres leitores desta distinta e musical TaBEERna!

Quem nunca teve um momento da vida, ou vários, marcado por uma música? Seja lá qual o seu gênero musical preferido, na certa já se pegou lembrando de algum momento da vida, bom ou ruim, ao ouvir uma ou outra canção. Para muitas pessoas, ouvir música é uma atividade quase que instintiva, parte integrante de alguma rotina. Mas para outra grande parcela, é uma paixão, ao mesmo tempo combustível e válvula de escape para tocar a vida. Rob faz parte deste grupo.

Rob Gordon tem 35 anos e acaba de sair de um relacionamento. Sua loja de discos a beira da falência lhe dá tempo de sobra para refletir sobre o que vem fazendo da vida até o momento. Com a companhia de dois amigos igualmente desocupados e fanáticos por música, ele faz uma recapitulação de suas decisões passadas e suas conseqüências, tanto na sua vida amorosa quanto profissional. Tudo pontuado, claro, por muita música pop, rock, blues e soul.

Alta Fidelidade, escrito por Nick Hornby e lançado originalmente em 1996, é um livro para ser lido e “escutado”. Tem um tema que é e sempre será atual, tanto quanto o ato de se ouvir e se emocionar com a música.

Apesar da personalidade pessimista e melancólica de Rob, a narrativa é divertida e é fácil se relacionar com os dilemas do personagem. A dinâmica dele com os amigos também fazem um bom contra-ponto ao discurso meio deprê de Rob.

A história revisita os relacionamentos de Rob e o papel de cada uma das suas ex-namoradas para seu desenvolvimento e atual estágio de desesperança amorosa. Não, não se trata de uma comédia romântica, embora tenha um pouco de comédia e romance.

E já que usei uma expressão tipicamente usada pra denominar um gênero de filme, sim, existe o filme de mesmo nome, lançado no ano 2000. Com o competente John Cusack no papel principal e Jack Black interpretando um dos amigos. Tanto livro quanto o filme são ótimas obras. Leia depois assista, ou assista depois leia.

Nascido em 1957, Nick Hornby é um autor inglês e já teve outras obras suas transformadas em filmes, como Uma Longa Queda e Um Grande Garoto. Escreve também artigos sobre cultura pop e música.

Seja você um apaixonado por música ou não, Alta Fidelidade é um livro que te conquista, não como aquela música-chiclete que você nem sabe como foi parar na sua cabeça e esquece no dia seguinte, mas sim como aquela bela canção que você vai lembrar a letra a vida toda.

Serviço:

Livro: Alta Fidelidade
Autor: Nick Hornby
Editora: Companhia das Letras

Compre o livro:

Deixe uma resposta

dois + dois =

Top